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E-mail marketing no mercado imobiliário: como usar a estratégia corretamente?

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Como você divulga seus imóveis para construtoras e incorporadoras? Você dispara dezenas de e-mails diariamente à uma mesma lista e reza para alguém checar a caixa de spam? Se sim, isso não é uma estratégia de e-mail marketing. Inclusive, de onde vieram os contatos da lista? Como você é uma pessoa esperta, sei que não comprou mailing em um site que prometia te entregar centenas de clientes em potencial.

Você é um corretor iniciante e precisa de ajuda para entender as melhores práticas de marketing imobiliário? Este conteúdo é para você! Já tem experiência no mercado, mas deseja otimizar as ações para potencializar as vendas com o e-mail marketing? Este artigo é para você também.

 

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia do marketing digital e, como qualquer outra,  requer planejamento para gerar resultados. Não basta enviar e-mails de forma invasiva. É importante que o destinatário tenha concordado em recebê-los. Para que a ação seja efetiva, é preciso segmentar a base de contatos de acordo com temas de interesse e estágio de maturidade no funil de vendas (você verá nos tópicos a seguir o porquê).

É bem provável que você já tenha se deparado na sua caixa de entrada com algum e-mail sobre ofertas, confirmação de alguma compra online ou newsletters. Esses são alguns dos tipos, mas ao longo deste artigo você verá que a finalidade do e-mail marketing não se restringe ao comercial, no entanto, se bem trabalhado o relacionamento com o consumidor, o impacto sobre a venda de imóveis é positivo.

 

Fique sabendo!

Foi-se a época em que o e-mail era visto (e usado) como uma versão digital para disparo de propaganda. De fato, no início a ferramenta era encarada como uma canal de comunicação em massa, mas hoje o e-mail evoluiu e é entendido por renomados profissionais de marketing como uma das formas mais pessoais de se comunicar diretamente com o consumidor.

Por muito tempo as mensagens enviadas por e-mail eram pouco relevantes para quem as recebia. Dessa forma, o retorno para as empresas que enviavam era muito baixo. Contudo, o uso inteligente do e-mail marketing tornou o canal uma rentável ferramenta. Adotá-lo da forma correta é benéfico para imobiliárias e corretores que desejam resultados melhores.

Muito se fala sobre a morte do e-mail e muitos alegam que as redes sociais seriam as responsáveis pelo e-mail cair em desuso. Realmente todos sabemos como as redes sociais ganharam destaque entre as estratégias de marketing nos últimos anos. Entretanto, isso não quer dizer que o e-mail tenha morrido. Até porque, já observou a importância do e-mail para navegar na web

Em qualquer rede social, por exemplo, é necessário o uso de um e-mail para fazer login. Ele é essencial às ações que fazemos em outros canais. Além disso, 92% dos adultos online utilizam e-mail, segundo pesquisa realizada pela Pew Research.

Se você acompanhou a leitura até aqui, é certo que está se perguntando como usar a estratégia corretamente e explorar as vantagens dela. Vamos à parte prática a partir do próximo tópico. 

Por onde começar uma estratégia de e-mail marketing?

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Para dar início à sua estratégia de e-mail marketing o primeiro passo é conhecer ferramentas de automação. Elas permitem automatizar o disparo em massa, segmentar a base de contatos, analisar as métricas de interatividade e, a depender do software, até mesmo complementar outras ações do marketing digital, como gestão de redes sociais e blog. 

Há diversas opções no mercado. De versões gratuitas, como a oferecida pelo Mailchimp, a planos completos para automação de marketing, como é o caso da RD Station e Hubspot. Quer ver seu negócio crescer? Pesquise sobre as soluções disponíveis no mercado e avance na estratégia de marketing.

Uma vez que você já tenha definido qual recurso usar para o envio de e-mail, é hora de elaborar o seu primeiro conteúdo, certo? Errado. Antes de entregar seus e-mails é necessário planejar qual, quando, para quem e com que frequência enviar seus conteúdos

 

Veja 3 dicas rápidas de como elaborar textos matadores:

  • Adeque a linguagem ao público que a receberá

Pense na pessoa que vai ler o e-mail e então saberá qual o tom mais adequado para falar com ela.

 

  • Crie um tom para a conversa

Lembre-se que seu objetivo é nutrir um relacionamento com o lead (cliente em potencial), logo, aproxime-se da sua persona. Trate-a pelo o nome e dê abertura para um diálogo.

 

  • Faça textos curtos

Clareza e objetividade são essenciais para prender a atenção da sua audiência. Por quanto tempo você realiza uma ação com atenção completa e dedicada a ela? Com tantas possibilidades de distração, cada vez menos o ser humano mantém sua atenção em algo específico. 

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Além do próprio conteúdo, a escolha do template, atenção ao tamanho das imagens, responsividade e uma série de detalhes merecem atenção ao produzir um e-mail marketing. 

Se você quer que seu negócio se destaque, e claro: venda, não adianta se importar apenas com o conteúdo. O e-mail marketing é uma das engrenagens da sua estratégia de marketing e saber o que e como deve ser feito é importante, assim como reconhecer também o que não são boas práticas. 

 

Curiosidade!

Dados de uma pesquisa feita pela Microsoft revela que o tempo de atenção do ser humano é mais curto que o de um peixinho dourado. Cientistas estimam que a espécie consiga manter nove segundos de atenção, enquanto nós, seres humanos, ficamos um segundo abaixo no período, com oito segundos. 

 

O que saber antes de implementar a estratégia de e-mail marketing?

Afinal, para que serve o e-mail marketing? Se não se restringe à propaganda, qual o objetivo em adotar o e-mail como estratégia no marketing imobiliário

Você já viu que o e-mail marketing é uma poderosa maneira de atingir diretamente o seu cliente, porém, sinto te dizer: usá-lo exclusivamente como canal para divulgar anúncios mal estruturados de imóveis não é esperto da sua parte. O uso incorreto da ferramenta pode atrapalhar mais do que ajudar seus negócios. Ir parar direto na caixa de spam é o mais comum, mas não o problema mais grave. 

Construa sua lista de contatos da forma correta e os resultados virão. Para conseguir e-mails de quem realmente deseja receber suas mensagens, crie CTAs (Call To Action) em seu site/blog e nas redes sociais.

Lembre-se do que você deseja conquistar com a estratégia:

  • Engajar sua base;
  • Educar seus leads;
  • Entregar conteúdos de valor e ser lembrado por isso;
  • Vender.

Por isso é importante atingir as pessoas certas. E como realizar o feito? As chamadas para ação (CTAs) servem para conduzir seu lead à uma conversão. Ele te entrega dados valiosos como: nome, e-mail e telefone. Em troca, você se compromete a entregar conteúdos que são do interesse dele, seja em forma de newsletter, novidades, promoções ou materiais ricos, tais como eBooks, planilhas etc.

Conteúdo recomendado: Lead qualificado no mercado imobiliário: o que é e como utilizar?

O que você NÃO deve fazer:

  • Comprar lista de e-mails;
  • Disparar anúncios sem critérios preestabelecidos;
  • Não ter um calendário de envio;

Até aqui, vimos questões básicas em como adotar uma estratégia de e-mail marketing para atingir os compradores de imóveis desejados. O que você precisa saber agora é: isso não é tudo. Para levar sua estratégia a outro nível, no qual você pode gerar oportunidade de vendas, é necessário estabelecer um plano de ação

O planejamento de marketing que gera resultados é construído por 5 etapas básicas:

  1. Definição da persona;
  2. Decisão sobre conteúdo a ser enviado;
  3. Determinação da frequência de envio;
  4. Definição do objetivo de cada campanha e métricas a serem observadas;
  5. Organização de calendário de envio.

 

Vantagens em adotar a estratégia de e-mail marketing

Se você ainda não tem certeza de que o e-mail marketing é uma excelente ferramenta para turbinar suas vendas, veja algumas das muitas vantagens que a estratégia traz:

Grande alcance

  • Pesquisa realizada pela Rock Content, em 2018, traz dados animadores. Entre os entrevistados, 97,6% relataram acessar ou possuir e-mail pessoal. Em relação ao acesso diário, 95,9% disse fazê-lo. 

 

Previsibilidade

  • Ter conhecimento sobre quem recebe sua mensagem é um passo enorme para nutrir sua base de leads. Ao contrário de quando fazemos campanhas e não sabemos se as pessoas realmente estão sendo impactadas por elas, com o e-mail marketing temos uma mensagem direcionada às pessoas certas e no momento ideal

 

Alto retorno financeiro

  • Mesmo sem muito  investimento, a possibilidade em gerar um grande volume de receita com o e-mail marketing é, sem dúvida, atraente. Para se ter uma ideia, é estimado que, a cada US$ 1,00 investido em e-mail marketing, você obtenha US$ 39,40. 

 

E aí, se sente preparado para dar início à estratégia de e-mail marketing e acelerar a venda de imóveis? 

Se esse conteúdo contribuiu de alguma maneira, deixe que as pessoas saibam. Compartilhe!

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