Quer investir em terrenos? Leia este artigo primeiro.
Se você pode investir seu dinheiro em empresas do setor de consumo, títulos bancários ou mesmo na poupança (cuidado!), por que escolher o mercado imobiliário? Por que investir em terrenos? Ora, é simples: porque é rentável e seguro. Os mais antigos costumam dizer “quem compra terra nunca erra”.
De toda forma, realizar qualquer investimento gera dúvidas. Afinal, como definir as melhores opções? Para perguntas como essa, é sempre importante levar em conta questões como capital disponível e tempo de retorno sobre o investimento. Você está disposto a esperar? Então, terreno é uma excelente escolha.
5 provas rápidas de que investir em terrenos é um bom negócio:
1. Valorização
À medida em que uma região se desenvolve, um terreno que esteja localizado nela tem sua valorização aumentada. Assim sendo, a rentabilidade na revenda é quase sempre garantida.
2. Flexibilidade
O terreno é um produto versátil. Ao investir em terrenos você pode optar pela construção de um imóvel para morar, alugar ou vender. Ou então, você pode aguardar a valorização do terreno para que revenda com uma larga margem de lucro.
3. Segurança
Sabe quando investir em imóveis não é seguro? Quando você não investe em conhecimento primeiro.
O terreno é um bem durável. Ao contrário do que já aconteceu com os brasileiros no passado, com ativos depositados na poupança, dificilmente você perderia seu terreno. Tenha sempre os impostos em dia e os documentos registrados em cartório.
4. Economia
Investir gera gastos até que haja o retorno sobre o investimento. Por isso, reduzir custos de manutenção no investimento é a melhor opção. Saiba que este é um dos pontos vantajosos sobre os terrenos.
Você analisa as despesas com manutenção do produto que pretende investir? No caso de imóveis já construídos, além do IPTU, energia e água, geralmente é preciso arcar também com, no mínimo, o condomínio. Já em relação ao investimento em terrenos, normalmente o gasto é apenas com o IPTU, gasto mínimo de energia e taxa do sistema de água.
5. Revenda
Dentre os diversos tipos de imóveis, a compra de terrenos e lotes tem se mostrado um nicho lucrativo e promissor. Para se ter uma ideia, em médio prazo, a venda de um terreno pode, com facilidade, gerar lucro de até 100%.
A permuta também é uma alternativa viável.
Leia mais: Permuta de imóveis é um bom negócio? Descubra como funciona!
Dicas para investir em terrenos
Se você já atua no ramo, não é novidade que cuidado e atenção são indispensáveis. No entanto, se esse é um universo novo para você, é preciso saber algumas questões, dentre elas, a necessidade de planejamento.
Veja a seguir o 10 coisas que deve considerar antes de investir em terrenos:
- Quanto você tem disponível para o investimento?
- Opte por localizações estratégicas (com alto potencial de expansão);
- Certifique-se de que não há irregularidades jurídicas com o terreno (estude a documentação);
- Atente-se à legislação municipal, estadual e federal;
- Analise qual opção de pagamento faz mais sentido para você: à vista, parcelado ou consórcio;
- Verifique as características do terreno, como topografia, zoneamento e dimensões;
- Além do próprio bem imóvel, pesquise sobre o proprietário;
- Confira a estrutura local, como vias de acesso, transporte público, fornecimento de energia elétrica, rede de esgoto e água;
- Determine qual o objetivo da aquisição (revenda, construção, moradia, aluguel) e planeje seu orçamento para os próximos passos.
- Busque por plataformas/vendedores confiáveis.
O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários!

CEO e sócio-fundador do Terreno Livre – mais de uma década de experiência no mercado de Construção Civil e Real Estate Development