Blog Terreno Livre Compra de Imóveis,Venda de imóveis Investir em terrenos é um bom negócio no mercado imobiliário?

Investir em terrenos é um bom negócio no mercado imobiliário?

investir em terrenos - Investir em terrenos é um bom negócio no mercado imobiliário?

Quer investir em terrenos? Leia este artigo primeiro.

Se você pode investir seu dinheiro em empresas do setor de consumo, títulos bancários ou mesmo na poupança (cuidado!), por que escolher o mercado imobiliário? Por que investir em terrenos? Ora, é simples: porque é rentável e seguro. Os mais antigos costumam dizer “quem compra terra nunca erra”. 

De toda forma, realizar qualquer investimento gera dúvidas. Afinal, como definir as melhores opções? Para perguntas como essa, é sempre importante levar em conta questões como capital disponível e tempo de retorno sobre o investimento. Você está disposto a esperar? Então, terreno é uma excelente escolha.

 

5 provas rápidas de que investir em terrenos é um bom negócio:

1. Valorização

À medida em que uma região se desenvolve, um terreno que esteja localizado nela tem sua valorização aumentada. Assim sendo, a rentabilidade na revenda é quase sempre garantida. 

 

2.  Flexibilidade

O terreno é um produto versátil. Ao investir em terrenos você pode optar pela construção de um imóvel para morar, alugar ou vender. Ou então, você pode aguardar a valorização do terreno para que revenda com uma larga margem de lucro

 

3. Segurança

Sabe quando investir em imóveis não é seguro? Quando você não investe em conhecimento primeiro. 

O terreno é um bem durável. Ao contrário do que já aconteceu com os brasileiros no passado, com ativos depositados na poupança, dificilmente você perderia seu terreno. Tenha sempre os impostos em dia e os documentos registrados em cartório.

 

cta meio - Investir em terrenos é um bom negócio no mercado imobiliário?

4. Economia

Investir gera gastos até que haja o retorno sobre o investimento. Por isso, reduzir custos de manutenção no investimento é a melhor opção. Saiba que este é um dos pontos vantajosos sobre os terrenos.

Você analisa as despesas com manutenção do produto que pretende investir? No caso de imóveis já construídos, além do IPTU, energia e água, geralmente é preciso arcar também com, no mínimo, o condomínio. Já em relação ao investimento em terrenos, normalmente o gasto é apenas com o IPTU, gasto mínimo de energia e taxa do sistema de água. 

 

5. Revenda

Dentre os diversos tipos de imóveis, a compra de terrenos e lotes tem se mostrado um nicho lucrativo e promissor. Para se ter uma ideia, em médio prazo, a venda de um terreno pode, com facilidade, gerar lucro de até 100%. 

A permuta também é uma alternativa viável. 

Leia mais: Permuta de imóveis é um bom negócio? Descubra como funciona!

Dicas para investir em terrenos

Se você já atua no ramo, não é novidade que cuidado e atenção são indispensáveis. No entanto, se esse é um universo novo para você, é preciso saber algumas questões, dentre elas, a necessidade de planejamento.

Veja a seguir o 10 coisas que deve considerar antes de investir em terrenos:

  1. Quanto você tem disponível para o investimento?
  2. Opte por localizações estratégicas (com alto potencial de expansão);
  3. Certifique-se de que não há irregularidades jurídicas com o terreno (estude a documentação);
  4. Atente-se à legislação municipal, estadual e federal;
  5. Analise qual opção de pagamento faz mais sentido para você: à vista, parcelado ou consórcio;
  6. Verifique as características do terreno, como topografia, zoneamento e dimensões;
  7. Além do próprio bem imóvel, pesquise sobre o proprietário;
  8. Confira a estrutura local, como vias de acesso, transporte público, fornecimento de energia elétrica, rede de  esgoto e água;
  9. Determine qual o objetivo da aquisição (revenda, construção, moradia, aluguel) e planeje seu orçamento para os próximos passos.
  10.  Busque por plataformas/vendedores confiáveis.

 

O que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários! 

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também deve gotar: