Blog Terreno Livre Compra de Imóveis,Construção Civil,Venda de imóveis Loteamentos X Terrenos: por que você precisa saber a diferença?

Loteamentos X Terrenos: por que você precisa saber a diferença?

loteamentos - Loteamentos X Terrenos: por que você precisa saber a diferença?

Que os tipos de imóveis são variados (casas, apartamentos, lotes, galpões, terrenos etc) você já sabe, mas e quando a questão é diferenciar loteamentos e terrenos, você é capaz de elencar os principais pontos sem hesitar? 

É muito comum as pessoas confundirem lotes, loteamentos, desmembramento e terrenos, mas apesar de terem relação, entender as definições é importante tanto para vender, como para comprar uma propriedade e não ter perdas financeiras.

Você é corretor de imóveis e trabalha especificamente neste nicho do mercado ou quer se especializar nele? Antes de passarmos aos tópicos específicos sobre loteamentos e terrenos, é preciso que você conheça outros termos que geram dúvidas no mercado imobiliário e que são fundamentais para o entendimento do tema que discutimos neste artigo.

Além da distinção entre loteamentos e terrenos, ao longo do texto você também verá as definições de: gleba, lote e desmembramento. Conhecerá também o que o Terreno Livre considera como terreno e verá dicas para a venda deste imóvel.

Para sanar suas dúvidas e ampliar seus conhecimentos, continue a leitura deste artigo até o final.

O que é gleba?

De forma simples, a gleba é a terra crua, ou seja, trata-se de uma porção de terra que ainda não tenha sido dividida conforme a Lei 6.766, que dispõe sobre o parcelamento do solo. Uma vez realizada a adequação de acordo com a legislação vigente (regional e nacional), a gleba passa a ser chamada de terreno ou lote. 

A porção de terra que nunca foi loteada ou desmembrada é considerada como gleba. Ao adquirir uma gleba é necessário investir na infraestrutura de loteamento para que então possa ser legalmente parcelada em lotes ou terrenos.

Terrenos X Loteamentos

Um terreno é um grande pedaço de terra, podendo ser urbano ou rural e destinado à construção de imóveis, criação de animais ou plantações – como é comum em zonas rurais. 

O terreno tem as proporções definidas em lei e em relação à comercialização, ele pode ser vendido por inteiro, tendo a precificação baseada em m² ou acre. O acre corresponde a aproximadamente 55% da área de um campo de futebol, o que quer dizer de 64 a 75 metros de largura X 100-110 metros de comprimento. 

O pedaço de terra, porém, pode ser fracionado, transformando-se em loteamento, e vendido separadamente. Os trechos de terra, por sua vez, após a separação são chamados de lotes

O loteamento, então, é uma gleba que foi subdividida em diversos lotes e que tem a infraestrutura urbanística implantada ao redor. Como infraestrutura entenda vias, espaços públicos, entre outros, tudo isso sob responsabilidade da gestão pública.

Você pode se interessar: Incorporação imobiliária: tudo que o corretor precisa saber.

cta meio - Loteamentos X Terrenos: por que você precisa saber a diferença?

Lotes

Como vimos, lotes são as divisões de um terreno. Entenda agora a que são destinados:

O lote deve atender às condições adequadas de habitabilidade (água, luz e esgoto). Dessa forma, não é possível ter um lote em um local aterrado em que há materiais prejudiciais à saúde, por exemplo. Diferente do que vimos sobre as glebas, os lotes necessariamente devem ser adequados ao assentamento populacional.

Para lembrar com facilidade, tenha em mente que o lote é uma divisão do terreno e o conjunto de lotes constitui uma quadra.

Desmembramento

Assim como loteamento, o desmembramento consiste no parcelamento de um terreno. A diferença entre os dois tipos está no fato de que no loteamento há a necessidade em estruturar um sistema viário (ruas, avenidas, rodovias), enquanto no desmembramento esse sistema já existe e é aproveitado sem que nenhuma modificação seja feita. 

Também há diferença na hora de vender?

loteamentos 1 - Loteamentos X Terrenos: por que você precisa saber a diferença?

Sim. Como são diferentes, o preço entre lotes e terrenos variam, porém há algo em comum: investir nestes “pedaços de terra” é um bom negócio, pois mesmo com instabilidades econômicas, raramente esses produtos têm o valor diminuído.

Se você é um corretor iniciante, saiba que atuar exclusivamente com os tipos de imóveis tais como terrenos, lotes, glebas, quinhões e áreas, ou seja, as chamadas “terras cruas”, requer conhecimentos especiais, de dados técnicos à legislação. Isso porque o ramo é bastante específico e o estudo é insubstituível para dominar as particularidades de produtos como esses.

Para vender um lote você precisa estar atento a uma série de fatores. Só assim a transação será bem-sucedida. Por isso, tenha atenção a questões como: 

  • Pesquise sobre o crescimento da vizinhança nos últimos anos;
  • Certifique-se se há facilidade de acesso a determinadas regiões;
  • Analise o comercio local;
  • Observe a disponibilidade de transporte público na região;
  • Saber dimensões, tipo de solo e infraestrutura do bairro é indispensável;
  • Verifique se há pendências judiciais relacionadas ao lote;

Leia mais: Corretor, você ainda comete esses erros com a venda de terrenos?

E para o Terreno Livre, qual o conceito de terreno?

Apesar de loteamentos e terrenos serem diferentes, na hora de vender você deve considerar a finalidade do produto para o comprador.  Quando falo de terreno, falo sobre uma área a ser desenvolvida e é por isso que, para o Terreno Livre, glebas, lotes ou casas (fora de condomínios), galpões/hotéis/pousadas, fazendas/chácaras/sítios, áreas e terras, tudo isso consiste em matéria prima para incorporação de novos empreendimentos. 

Para lembrar!

Neste artigo você aprendeu que terreno é uma extensão de terra (urbana ou rural) com proporções definidas por lei. Viu também que imobiliárias, corretores e demais profissionais que atuam com imóveis precisam estudar bastante e dominar as particularidades dos produtos com os quais atuam.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe, seus amigos também podem gostar.

cta meio - Loteamentos X Terrenos: por que você precisa saber a diferença?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você também deve gotar: