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Vendas pelo WhatsApp: 15 dicas para vender mais imóveis!

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O marketing imobiliário abrange de ferramentas tecnológicas a estratégias de conteúdos que realmente sejam relevantes para o consumidor. Realizar vendas de imóveis pelo WhatsApp é uma das estratégias, mas para ter um retorno positivo, é preciso entender como explorar bem os recursos dessa que é uma das redes sociais mais populares do mundo.

Além do custo zero, o aplicativo chama atenção pela facilidade e abrangência. O app de mensagens está instalado em cerca de 90% dos smartphones de internautas brasileiros. Aqui no Brasil, o aplicativo ganhou apelido e é conhecido por muitos usuários como “zap zap” e para intensificar ainda mais o hábito, um facilitador: algumas operadoras oferecem uso ilimitado do aplicativo, sem consumir o pacote de dados da internet. 

O potencial de mercado para vendas via WhatsApp é enorme. Segundo o Facebook, que comprou a plataforma em uma transação bilionária em 2014, em torno de 42 bilhões de mensagens são trocadas diariamente no aplicativo em nível global.

Em nosso país, o uso contínuo da rede teve destaque até mesmo durante as eleições de 2018, visto que o WhatsApp é encarado por muitos brasileiros como a própria “internet” e é canal para compartilhamento de informações em conversas pessoais ou em grupo. É essa característica, inclusive, que faz do “zap” uma rede social. 

Tendo uma ideia do impacto desse aplicativo nas relações cotidianas, por que não usá-lo, estrategicamente, para atingir melhores resultados com a venda de imóveis? 

A seguir, você verá 15 dicas imbatíveis para adotar em suas vendas pelo WhatsApp:

 

1. Tenha um planejamento estratégico

Respire! Antes de sair enviando o mesmo anúncio para toda sua base de contatos, pense em qual imagem você quer transmitir sobre sua marca, caso seja um agente de imóveis autônomo, ou da imobiliária, se atuar como um corretor para ela. 

Coerência deve ser o seu norte ao organizar as mensagens a serem enviadas. Avalie quais informações são interessantes para o seu cliente ao invés de enchê-lo com ofertas que não fazem nenhum sentido para realidade dele.

Manter uma rotina de envios e criar uma lógica de momentos em que devem ser feitos é uma ótima ação e veremos nos tópicos abaixo como estruturá-la.

 

2. Primeiro contato

A abordagem é fundamental. Pense sobre a máxima “a primeira impressão é a que fica” e imagine-se recebendo as mensagens que você envia atualmente. Então pense sobre o volume, a linguagem, a aparência etc, como você provavelmente iria recepcionar esse conteúdo?

Por mais que seu objetivo seja vender, entenda que a venda é resultado de um relacionamento e os ganhos financeiros são frutos de uma relação bem estruturada. 

Seja gentil. Não faça o cliente se sentir apenas mais um em sua lista recebendo sempre as mesmas mensagens. 

 

3. Vendas pelo WhatsApp Business 

Uma versão pensada especialmente para o comercial deve ser considerada na sua estratégia, pois a plataforma fornece uma série de funções que podem ajudar empreendedores de pequenas empresas. Dentre as possibilidades, estão de catálogos de produtos e serviços a recursos que automatizam, classificam e agilizam a resposta a mensagens. 

O aplicativo também pode auxiliar negócios de médio e grande porte como um canal de de suporte para o cliente final e ainda ser usado para envio de notificações importantes.

 

4. Tenha um número destinado apenas para vendas

O uso de um número para fins exclusivamente profissionais é imprescindível para o melhor gerenciamento do negócio. Divulgue seu número em seus materiais de contato e mantenha o de uso pessoal em outro aparelho, assim você evita confusões, constrangimentos inesperados e tem maior controle das situações.

 

5. Faça listas de transmissão e não grupos

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Um recurso do WhatsApp que não é devidamente explorado pelos usuários é a lista de transmissão. Com essa funcionalidade, você consegue enviar mensagens de texto, fotos, áudios e vídeos para até 256 pessoas (ao mesmo tempo). Assim, ao invés de usar grupos em que os assuntos são esquecidos facilmente pela quantidade de divulgações, escolha uma forma de envio que te permite conversar diretamente com o lead

É importante você saber que esse recurso só é válido para contatos que têm o seu número salvo, por isso a importância em um primeiro contato amigável, em que se apresente e cative seu futuro cliente a ponto de ele salvar seu número. 

A personalização é um dos pontos altos dentre os benefícios que o mensageiro pode levar ao seu negócio, tire proveito disso!

 

6. Segmente sua base de contatos para vendas pelo WhatsApp

Essa é uma prática essencial. Aqui entra a rotina de envio que citei no primeiro tópico. Ao separar seus contatos por categorias, como “atendidos”, “clientes de imóveis na planta”, ‘clientes de imóveis alugados”, entre outras, você consegue distinguir qual o perfil da categoria, qual o conteúdo mais adequado a ela e, com isso, se conseguir despertar o interesse da sua base, as chances de manter o relacionamento são expressivamente maiores. 

Ao adicionar um novo contato, tenha como processo padrão atribuir classificações, como as sugeridas logo acima ou como for melhor para a realidade da sua imobiliária. Dessa forma, ao considerar o funil de vendas para classificá-los, você consegue ser específico e não perde a humanização com o  disparo de mensagens automáticas futuramente, porque já possui as características daquele segmento bem definidas. 

Uma chave para que o cliente esteja mais aberto, mais receptivo a proposta de soluções aos problemas que ele possa ter é mostrar-se (e ser) um parceiro. Alguém que vai além do papel de vendedor, que compreenda as necessidades dele e que leve benefícios, e não apenas um produto ou um serviço. 

Foque em praticar a comunicação certa, na hora adequada e com a pessoa ideal.

 

7. Versão Web do aplicativo

A praticidade da versão para celular é indiscutível, mas considere também usar o WhatsApp diretamente do seu navegador. A vantagem neste caso é uma melhor visualização da mensagem, evitando que erros de digitação comprometam a satisfação do cliente. 

O uso no computador não interfere nas mensagens enviadas pelo aparelho celular. Toda informação é sincronizada. Saiba mais no site do aplicativo

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8. Grave áudios

Seja breve. Por agir mais rapidamente no cérebro quando comparados à escrita, áudios têm alto poder de retorno, mas devem ser enviados em situações estratégicas. Encerrar os áudios com uma pergunta é uma boa maneira de ampliar as chances de resposta, como um pedido de feedback, por exemplo.

Ao escolher esse formato de conteúdo, você precisa estar atento à duração (ninguém quer ouvir algo muito extenso e redundante), por isso, seja específico

 

9. Uma imagem vale mais que mil palavras?

Além de fotos de qualidade, os arquivos de imagem devem ser de fácil visualização. Sendo assim, tenha atenção ao tamanho da letra em caso de anúncios. Cuidado para não exagerar e inserir muito texto, além disso, tenha atenção com a escolha da fonte para que a legibilidade não seja um problema.

Fugir do padrão ao qual as mentes dos consumidores já estão acostumadas requer criatividade. Evite divulgar fotos conhecidas como “mais do mesmo” E lembre-se, se seu produto é um terreno, mandar fotos pode ser um tiro no pé.  Para aprender a fazer anúncios chamativos para diferentes tipos de imóveis, leia nosso outro artigo

A Imagem não é tudo, mas é parte importante a depender do produto disponibilizado. Por isso, pense nos componentes da mensagem de forma conjunta. Priorize textos enxutos, poucas imagens e vídeos curtos. Leve em consideração que a mensagem deve ser carregada rapidamente e compartilhada com facilidade. Você está usando uma rede social e quer que, além de um canal direto com você, o WhatsApp seja usado por um cliente que se sinta atraído, satisfeito e aja como um promotor dos seus conteúdos. 

 

10. Esteja disponível

Responder o mais rápido possível é sempre o ideal. Adotar horários próprios para realizar atendimentos pelo aplicativo é uma forma de organizar-se, deixar explícito seu horário de atendimento no status do aplicativo também é uma alternativa que pode ajudar você. Entretanto, se tiver disponibilidade para investir em ainda mais tecnologia, há soluções de automação que, através da inteligência virtual, mantém o diálogo com o cliente e eliminam o tempo gasto em operações cotidianas realizadas por humanos. Esse tempo pode ser usado para focar em ações estratégicas, uma vez que a aplicação será automatizada. 

Estar disponível, porém, não quer dizer que deva lotar seu cliente com notificações de mensagens a todo instante. Volto a chamar a atenção para essa questão porque você precisa buscar não ser “aquele cara inconveniente”. O envio excessivo de conteúdo pode por toda sua estratégia em risco e ter como resultado o bloqueio do seu número no aplicativo do cliente, caso ele sinta-se incomodado e veja a quantidade de envios como algo irritante. 

Leia mais: Como as construtechs abrem caminho para as imobiliárias digitais

 

11. Gatilhos mentais para vendas pelo WhatsApp

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Memorize essa estratégia. Gatilhos mentais são técnicas capazes de influenciar na tão desejada tomada de decisão do cliente. Como? Mexendo com as emoções

Os gatilhos são persuasivos e trabalhados para criar demandas de urgência “só até amanhã”, gerar sensação de escassez “últimas unidades na planta”, servir como prova social, exemplo de caso de sucesso, entre outros, e, com isso, despertar diversas reações em quem o recebe.

 

12. Convide as pessoas para te adicionarem

Até pouco tempo era comum comprar listas gigantes de contato.  Uma forma rápida, fácil, mas nada efetiva para colocar em prática uma ação de marketing. O equívoco em ver na suposta rapidez e facilidade a solução para atingir o máximo de pessoas logo foi percebido e hoje o empreendedor enxerga a necessidade de adequação à própria realidade do negócio e percebe que burlar certos processos pode trazer consequências indesejáveis no médio e longo prazo. 

Querer que o corretor contate o máximo de pessoas em um dia sem que haja critérios estabelecidos previamente para isso tende a render fortes dores de cabeça ao gestor. A verdade é que mais efetivo do que tiros para todos os lados, o retorno trazido pelo envio de um cartão online ou impresso pode surpreender você. 

Ao deixar na mão da pessoa a escolha entre te adicionar ou não, você já economiza bastante na qualificação dos leads, já sabe que essa pessoa está disposta a conversar, diferente do caso em que há centenas de contatos, mas que talvez não tenham nenhuma relação com o seu negócio. 

13. Use Facebook e Instagram na estratégia de vendas pelo WhatsApp

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Além do WhatsApp, em quais outras redes o seu público está? 

Insira nessas plataformas (no perfil, em postagens, nos stories…) o seu número de contato para vendas no WhatsApp. Essa ação contribui para que ainda mais pessoas tenham acesso a essa informação valiosa. 

 

14. Ofereça recompensa digital e capture contatos

Disponibilizar o que a equipe de marketing chama de “iscas digitais”, “recompensa digital” ou mesmo “materiais ricos” nada mais é do que sua imobiliária – ou você, corretor – oferecer algo (uma planilha para gestão financeira pessoal por exemplo) em troca do contato/ início de relacionamento com o cliente em potencial. 

Para conseguir o dado é necessário gerar um formulário que condicione o download do material ao preenchimento do campo destinado ao número de telefone. 

Se o tema do seu conteúdo for relevante para o seu público, ele morderá a isca.

 

15. Evite spam

Spam não se restringe a e-mails. Controle sua vontade em encaminhar as mensagens de bom dia, boa tarde e boa noite, fotos de animais fofos ou qualquer comunicação indevida. Lembre-se que esse número é de uso exclusivamente profissional. 

 

Agora que você já sabe 15 dicas indispensáveis para vender mais imóveis com o WhatsApp, que tal receber conteúdos como este em seu e-mail e não perder nenhum conteúdo que pode ajudar você a melhorar as vendas?

 

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